Certificado de Aprovação: o que significa e qual a importância

Certificado de Aprovação: o que significa e qual a importância

Certificado de Aprovação

Antes de mais nada, é bom salientar que o próprio nome – Certificado de Aprovação – já diz muito sobre o significado desta sigla e sobre a sua importância. É justamente por meio dela que o Ministério do Trabalho no Brasil estabelece um prazo de validade para a comercialização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O certificado garante uma maior segurança ao comprador, inviabilizando por completo a compra e venda de equipamentos de proteção fora do prazo de validade. Esse prazo estabelecido para efetuar a compra e venda de um EPI afeta tanto as empresas que fabricam o produto quanto as empresas que revendem os equipamentos.

Preste muita atenção quando for comprar EPIs para a sua empresa, até porque a utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual influencia diretamente na segurança do trabalhador. São esses equipamentos que reduzem os riscos e aumentam a efetividade de um serviço, isso sem mencionar as vezes que estes produtos salvam a vida do trabalhador.

 

Certificado de Aprovação: o que é?

Antes de começarmos, é de suma importância a compreensão por completo do Certificado de Aprovação. Somente se uma empresa o fornecer junto aos EPIs é que você conseguirá garantir uma melhor funcionalidade e garantir a qualidade para os equipamentos de proteção que você concederá aos seus funcionários.

Segundo a Norma Regulamentadora 6 (NR 6), todo Equipamento de Proteção Individual, seja nacional ou importado, só pode ser vendido nos estabelecimentos se obtiver as indicações do Certificado de Aprovação. A Portaria SEPRT 11.437/2020 estabelece procedimentos para cadastro de empresas fabricantes e/ou importadoras de EPIs junto ao Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho (DSST), bem como procedimentos para emissão e renovação do Certificado de Aprovação (CA) de EPI, além de requisitos para fabricação e ensaios dos equipamentos.

Quando sai da fábrica, o EPI passa por uma série de testes com o intuito de obter o máximo de informações possíveis sobre o equipamento, além de demonstrar a noção completa do impacto que os EPIs causam na segurança dos trabalhadores, na durabilidade do produto e no conforto necessário à execução de atividades específicas. Após ser aprovado nas baterias de testes, ele recebe um selo com um número de autorização do CA para ser posto à venda.

 

Onde encontrar o número do Certificado de Aprovação?

O número deve ser encontrado em todos os EPIs para que o trabalhador tenha a segurança e a garantia da eficácia do equipamento de proteção. As informações devem estar claras e legíveis. Assim, todos os usuários poderão ter mais informações sobre o equipamento de segurança adquirido e sobre as suas funcionalidades.

 

Qual a validade do certificado e como fazer a sua renovação?

Todo o Certificado de Autorização emitido pelo Ministério do Trabalho possui validade e todos os comerciantes e empresários que lidam diretamente com esses produtos devem ficar atentos aos prazos estipulados. Já a renovação do CA é de fundamental importância para a empresa continuar agindo conforme determina a lei. Para não correr o risco de deixar passar o prazo de validade do seu certificado, o Ministério do Trabalho possui um portal específico para você verificá-lo, bem como verificar a validade dos EPIs.

Além de tudo isso, o Governo Federal também disponibiliza um espaço online com perguntas frequentes acerca dos EPIs. Neste link você consegue acompanhar mais de 40 dúvidas e as respostas para ela, desde os Certificados de Aprovação até o funcionamento dos ensaios que regularizam e determinam a validade dos EPIs.

Outra norma que trata dos equipamentos de proteção individual é a NR-36, aplicada principalmente em empresas de abate. Segundo a norma, “36.10.1.2 Nas atividades com exposição ao frio devem ser fornecidas meias limpas e higienizadas diariamente.” Ou seja, as meias térmicas também são consideradas EPIs e precisam passar pela emissão do CA para garantir, a partir da bateria de testes, que são eficazes na tarefa a que são designadas.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?

BRASMO

preencha seus dados abaixo