Higiene na indústria farmacêutica: boas práticas e soluções com aspiradores centralizados

Higiene na indústria farmacêutica

Em muitos segmentos industriais, o uso de aspiradores centralizados mostra-se a melhor opção para a limpeza de grandes ambientes. Um destes segmentos é a indústria farmacêutica.

De forma geral, a indústria farmacêutica requer uma higiene especial, principalmente por lidar com produtos que visam garantir a saúde e o bem-estar de pessoas e animais.

Assim, para atender às exigências de higiene na indústria farmacêutica, os aspiradores centralizados garantem uma série de possibilidades e benefícios, inclusive maior eficiência para a limpeza das dependências.

Convidamos você a conferir as principais práticas de higiene na indústria farmacêutica e por que o uso de aspiradores centralizados é uma boa solução neste sentido.

 

Higiene na indústria farmacêutica: preocupação constante

Higiene na indústria farmacêutica: preocupação constante

Independentemente do sistema de produção, as boas práticas são extremamente importantes para cumprir as normas de higiene. 

Na indústria farmacêutica, em específico, essa é uma preocupação constante. Falhas na fabricação de medicamentos podem representar sérias consequências indesejadas, capazes de comprometer a imagem da empresa.

Assim, garantir um padrão de higiene para a produção é sinal de boas práticas na indústria farmacêutica, e garante a segurança dos medicamentos. Além disso, a Anvisa exige o cumprimento de padrões sanitários e normas técnicas específicas ao setor. 

 

Boas práticas de limpeza e higiene na indústria farmacêutica  

Segundo as regras da Anvisa, desenvolver e fabricar medicamentos exige muito cuidado da parte dos laboratórios e das indústrias farmacêuticas.  

Todo o procedimento de limpeza precisa ser bastante rigoroso. Os ambientes devem estar em condições de higiene, como o controle da temperatura, de umidade e limpeza de máquinas e equipamentos.

Por isso, o processo de limpeza na indústria de fármacos deve, necessariamente, seguir os passos abaixo:

  • Análise de riscos dentro do ambiente de produção, inclusive com a possibilidade de utilização de equipamentos tecnológicos;
  • Limpeza rigorosa em equipamentos e superfícies;
  • Monitoramento constante de todas as ações de limpeza;
  • Validação de todo o processo de desinfecção e limpeza, onde os profissionais irão simular um ambiente que precisa ser limpo, para definir indicações e métodos de higienização.

Além disso, para a higienização correta das instalações, é imprescindível buscar opções de equipamentos e instrumentos que garantam maior eficácia.

Neste caso, optar pela tecnologia dos aspiradores centralizados também deve ser ponderada, principalmente pelos benefícios e facilidades que ela pode proporcionar. Conheça quais são! 

 

Aspiradores centralizados: aliados da limpeza da indústria farmacêutica 

Aspiradores centralizados: aliados da limpeza da indústria farmacêutica

Dentre as muitas tecnologias utilizadas para a limpeza industrial, os aspiradores centralizados são aspiradores industriais de excelente qualidade.

Basicamente, são um sistema de aspiração central, no qual há tubos por toda a indústria e são conectados a um grande sistema de aspiração.

Por via das portas de sucção, o responsável pela limpeza pode mover-se de um ambiente para outro sem carregar um aspirador pesado. Isso porque é possível conectar e desconectar facilmente a mangueira às portas. 

O sistema funciona através de uma unidade motorizada central, responsável por criar a sucção. O motor e a caixa de coleta dos resíduos estão localizados longe das áreas comuns.

Quando implementado na indústria farmacêutica, este é um sistema que garante uma série de benefícios:

  • Redução do tempo destinado à limpeza dos ambientes;
  • Redução do número de operadores responsáveis ​​pela limpeza. Basta um operador para limpar grandes áreas, mesmo aquelas estruturadas em andares; 
  • Menores dimensões gerais; 
  • Menores custos de funcionamento, uma vez que toda a sujeira é coletada em um único recipiente e, portanto, não é mais necessário limpar cada aspirador;
  • Menores custos de manutenção, que não serão mais estendidos a todos os aspiradores presentes na empresa, mas apenas ao sistema de sucção centralizado.

Assim, cabe aos aspiradores centralizados oferecer um alto padrão de higiene e limpeza dentro da indústria farmacêutica. E, consequentemente, evitar a contaminação e proporcionar o aumento da eficiência e produção.

Conheça os Sistemas de Aspiração Centralizada da Brasmo, as soluções ideais para a indústria
Torne sua limpeza mais eficiente e econômica com os sistemas centralizados de aspiração industrial oferecidos pela Brasmo. Acesse e fale com um especialista.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?