Aspiradores industriais: conheça os modelos mais indicados para cada tipo de projeto

Aspirador industrial

Trabalhar em um ambiente industrial limpo e seguro é praticamente uma regra em muitos processos. Para isso, há a recomendação de uso de aspiradores industriais. Eles promovem uma limpeza ágil e eficiente de toda a área de trabalho.

Porém, muitos são os modelos disponíveis, cada um deles possuindo indicações para diferentes necessidades dos projetos. Confira os modelos de aspiradores industriais, assim como suas indicações de uso.

 

O que são aspiradores industriais?

Os aspiradores industriais são equipamentos de limpeza com características profissionais, que oferecem maior capacidade de limpeza de superfícies e ambientes fabris.

Com um sistema de sucção mais potente, estes equipamentos conseguem aspirar grandes volumes de sólidos e líquidos e até mesmo pequenas partículas como ácaros, resíduos e outros.

Vale ressaltar que no mercado especializado, há uma grande variedade de modelos disponíveis, desde unidades portáteis até grandes sistemas centralizados de aspiração. Eles são indicados para a limpeza leve, média e pesada, a depender do modelo.

Com sistemas de filtragem de alto desempenho, os aspiradores industriais representam as soluções mais eficientes e práticas para otimizar o trabalho de recolhimento de resíduos e proteger o bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, a escolha do aspirador mais adequado dependerá do tipo de indústria, das características do ambiente e dos resíduos que devem ser limpos.

 

Modelos mais indicados para cada tipo de projeto

No mercado especializado, a variedade de aspiradores industriais é grande. A escolha deve, como já citado, considerar o tipo de aplicação, as características da indústria e o porte da tarefa.

Neste cenário, a Brasmo oferece soluções para higiene e limpeza industrial, com destaque para os aspiradores móveis industriais e para os sistemas centralizados de aspiração.

Somos, ainda, parceiros e distribuidores dos equipamentos da RGS, marca referência na fabricação de aspiradores industriais e com mais de 20 anos de atuação no Brasil.

Entre os modelos da RGS e distribuídos pela Brasmo, merecem destaque:

 

Monofásicos

Os aspiradores monofásicos são a arma vencedora em todos os casos em que é necessário limpar e aspirar poeiras ou líquidos de forma rápida e mais eficiente.

Indicado para os setores de mecânica, construção, agroalimentar, lavagens de automóveis, incineradores e termo-sanitários, este modelo possui grande eficiência de filtragem (classe L como padrão, M e H como opção).

Com isso, até mesmo o pó mais nocivo pode ser recuperado sem lançar resíduos no meio ambiente.

 

Trifásicos

Graças à utilização de unidades de sucção de canal lateral e à ausência total de peças mecânicas sujeitas a desgaste, os aspiradores trifásicos são adequados para uma utilização prolongada, mesmo 24 horas por dia. 

Suas características construtivas fazem deste equipamento um aspirador com excelente relação qualidade/preço.

Com isso, ele se torna adequado para as indústrias mecânica, construção, agroalimentar, cerâmica, borracha, plástico e têxtil.

Dentro do portfólio de aspiradores industriais trifásicos, a RGS e a Brasmo oferecem algumas variações bastante interessantes:

  • Trifásico Food&Farma – Possuem características específicas para a indústria de cosméticos, laboratórios farmacêuticos e indústria química.
  • Trifásico Atex – A linha Atex de aspiradores é usada em áreas com risco de explosão devido à presença de gases explosivos ou poeira. Assim, seu uso é comum em ambientes com atmosfera explosiva e para a limpeza em zonas classificadas, caso de indústrias cervejeiras, moinhos e indústrias de tintas.
  • Trifásicos Pó suspenso – Possuem sistemas de exaustão e alto fluxo, ideais para todas as aplicações onde as aspirações tenham grandes dimensões e seja necessário captar o pó suspenso no ar. São ideais para a indústria de cimento e argamassas, indústria têxtil e de vidros.
  • Trifásicos para óleo – A operação consiste em um primeiro cesto de contenção que separa as aparas de metal do óleo e um segundo recipiente, onde é armazenado o líquido previamente separado. São adotados na indústria metalúrgica, usinagem e manutenção de motores a diesel.

 

Alimentado por baterias

Ideais para realizar a limpeza de grandes espaços, estes aspiradores funcionam à bateria. Portanto, não há a necessidade de usar cabos e fios elétricos, garantindo que o operador possa circular livremente. 

Por isso, este tipo de aspirador industrial é recomendado para indústria de madeiras, de rações, indústria de pães, papel e celulose e indústria têxtil.

 

Alimentado por ar comprimido

Estes aspiradores industriais são ideais para áreas onde a eletricidade é ausente ou proibida. Eles operam com ar comprimido sem qualquer componente elétrico ou partes móveis: o vácuo é criado por um sistema “Venturi”.

Por essa característica, este é um equipamento recomendado para todas as indústrias que possuem rede de ar comprimido.

Dessa forma, ao aliar modernidade, tecnologia de ponta e durabilidade, as soluções de aspiradores industriais são ideais para agregar otimização, segurança e praticidade para todo tipo de indústria. 

Aspiradores industriais: conheça os modelos da Brasmo e fale com nossos especialistas

Continue acompanhando o blog da Brasmo e conheça todas as nossas soluções que vão ajudar sua indústria.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?