EPIs impermeáveis: importância para a proteção de colaboradores

EPIs impermeáveis

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens necessários em muitas empresas. Mas, para alguns setores, os EPIs impermeáveis representam uma necessidade para a saúde dos colaboradores.

Desenvolvidos com materiais específicos, os EPIs impermeáveis são equipamentos para evitar o contato de líquidos com a pele e o corpo.

No artigo de hoje você irá entender a importância e as características dos principais EPIs impermeáveis para proteção de colaboradores!

 

O que são EPIs impermeáveis?

O que são EPIs impermeáveis?

Em um ambiente envolvendo fluidos, as empresas devem oferecer uma série de cuidados para seus colaboradores evitarem o contato em ambientes que exponham a umidade e líquidos.

Certamente, um destes cuidados é a oferta de EPIs impermeáveis aos trabalhadores. Estes equipamentos de proteção evitam o contato de diferentes fluidos, como líquidos e produtos químicos, com a pele, corpo e vias dos trabalhadores.

Seu uso é fundamental em ambientes úmidos ou que os colaboradores estejam expostos a agentes químicos e biológicos.

Dessa forma, algumas áreas dependem do uso de EPIs impermeáveis:

  • Laboratórios;
  • Hospitais;
  • Frigoríficos;
  • Laticínios;
  • Indústria Química;
  • Atividades no campo, como a aplicação de defensivos químicos;
  • Indústria alimentícia.

 

Principais materiais usados em EPIs impermeáveis

Os EPIs impermeáveis possuem a característica de impermeabilidade. Assim, impedem a passagem de um fluido de um lado ao outro do material.

Para garantir essa impermeabilidade, os grandes fabricantes de equipamentos de proteção individual utilizam os seguintes materiais:

  • Resina de polietileno;
  • PVC;
  • Látex;
  • Neoprene;
  • Borracha nitrílica;
  • TNT.

Cada material possui uma aplicação, de acordo com o equipamento. Os aventais, por exemplo, são fabricados a partir da resina de polietileno, TNT, PVC ou filme termolaminado. As botas, geralmente são feitas de PVC.

As luvas, por sua vez, podem ser fabricadas com praticamente todos esses materiais, a escolha depende da atividade onde o EPI será utilizado.

 

Principais EPIs impermeáveis oferecidos pelo mercado

Principais EPIs impermeáveis oferecidos pelo mercado

Como você viu, os EPIs impermeáveis são equipamentos para proteção de colaboradores em várias situações e locais. Os principais EPIs impermeáveis são:

 

Avental PVC

O avental PVC é produzido em policloreto de vinila, um tipo de material resistente a substâncias químicas, fungos e bactérias.

Este é um EPI coringa, principalmente por proteger a parte frontal do corpo de uma forma mais maleável. 

Geralmente é utilizado por trabalhadores que atuam em contato com água, e utilizam botas impermeáveis, mangas e mangotes ao longo dos braços.

 

Calça, camisa e macacão de polietileno

Camisas, calças e macacões são EPIs impermeáveis que cobrem e protegem os membros superiores e inferiores. 

A principal função destes EPIs é evitar o contato de fluidos com o corpo, impedindo que tais substâncias atravessem as vestimentas e atinjam o profissional.

As diferentes opções de cores favorecem a segmentação por cor dentro das plantas produtivas.

 

Manga plástica e manga PVC

O uso das mangas de PVC e mangas plásticas é indicado para a proteção do braço e antebraço contra respingos de líquidos e substâncias quentes ou corrosivas.

As mangas plásticas geralmente são produzidas em resina de polietileno e contam com elásticos nas extremidades, evitando a movimentação durante o uso.

A manga plástica oferece uma grande variedade de cores, e pode ser utilizada em vários segmentos.

 

Bota em polietileno 

As botas em polietileno são utilizadas para proteger os calçados, evitando o transporte de qualquer resíduo de um ambiente para outro. 

Podem contar com elástico no tornozelo ou amarração com fitilho para melhor fixação.

 

Avental plástico

O avental plástico é um equipamento de proteção individual bastante utilizado para proteger a área do tronco e membros inferiores do trabalhador.

Esse EPI pode proteger contra partículas de saliva, contaminação cruzada, vírus, fungos, bactérias, aerossóis, respingos de líquidos, dentre outros.

O avental plástico é um EPI utilizado como uma barreira e deve ser colocado por cima de roupas comuns e uniformes.

Dessa forma, se você busca os melhores EPIs impermeáveis para garantir a proteção de trabalhadores da empresa, recomendamos que você conheça as soluções da Brasmo

Eles possuem alta qualidade e são certificados pelo Ministério do Trabalho.

 

Continue acompanhando nosso blog e saiba como garantir a segurança de trabalhadores em diferentes ambientes industriais.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?