Saiba como evitar a contaminação cruzada na indústria de alimentos

Contaminação cruzada

Na indústria de alimentos, priorizar a qualidade do produto é uma diretriz indispensável para garantir a saúde dos consumidores e para garantir a imagem da marca. Para isso, evitar a contaminação cruzada e promover a limpeza industrial são essenciais.

Especificamente na indústria de alimentos, a contaminação cruzada é um assunto de grande relevância. Afinal, qualquer descuido no processo de produção pode levar a enormes consequências.

No artigo, convidamos você a entender o que é a contaminação cruzada dentro da indústria de alimentos e qual é o papel da limpeza industrial neste segmento.

 

Contaminação cruzada: Entenda o que é

Contaminação cruzada: Entenda o que é

A contaminação cruzada se caracteriza pela transferência direta ou indireta de agentes contaminantes, seja a partir do contato com outros alimentos ou através de utensílios e materiais de produção.

Em ambientes fabris, a contaminação pode ser de origem biológica, química ou física, e entre os principais agentes contaminantes temos as bactérias, parasitas, vírus, além de toxinas e agentes químicos.

A contaminação cruzada representa uma das principais causas de doenças transmitidas para os alimentos. Essas doenças podem ser mais leves ou se apresentarem de forma agressiva, principalmente em crianças, idosos e gestantes, além de indivíduos imunossuprimidos.

 

Como ocorre a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada acontece comumente quando há a troca de agentes biológicos

Por exemplo, quando há manipulação de alimentos em sequência sem que haja a higienização das ferramentas entre elas.

E é exatamente em razão dessa “cruza” entre agentes patogênicos que recebe o nome de contaminação cruzada.

 

Recomendações para evitar a contaminação cruzada na indústria de alimentos

Contaminação cruzada na indústria de alimentos

Para evitar a ocorrência de contaminação cruzada, as indústrias de alimentos devem seguir uma série de medidas exigidas por órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. 

Confira abaixo algumas das principais recomendações que a indústria de alimentos deve adotar para preveni-la. Veja!

 

Muito cuidado com o processo de estocagem

Para evitar contaminações é fundamental atentar-se para o adequado processo de estocagem de alimentos, observando a umidade e a temperatura do local, que têm potencial de causar o aparecimento de micro-organismos e a consequente contaminação dos produtos.

 

Observe a temperatura dos alimentos no armazenamento

O controle da temperatura dos alimentos armazenados é fundamental para evitar a proliferação de agentes biológicos patogênicos. Portanto, conheça a temperatura ideal de cada produto e aplicá-la dentro da indústria.

 

Higienize as mãos e os utensílios corretamente

A lavagem correta das mãos e de utensílios utilizados é uma das medidas mais eficientes para evitar a contaminação cruzada. Assim, é preciso total atenção aos diversos hábitos de higiene do operador e dos utensílios utilizados em uma indústria de alimentos.

Além disso, não espirrar, cantar, tossir e falar durante a manipulação dos alimentos é essencial, assim como usar redes nos cabelos durante todo o período de trabalho.

 

Promova o treinamento de funcionários

O treinamento constante da equipe de trabalho é essencial para a correta manipulação dos alimentos durante o processo de produção, afinal os trabalhadores também podem ser mediadores de contaminação de um ambiente para outro.

 

Limpeza Industrial: Mais um cuidado de extrema importância 

Limpeza Industrial: Mais um cuidado de extrema importância

Na indústria alimentícia, as medidas já apresentadas são essenciais para prevenir a contaminação cruzada. Mas é também importante garantir a manutenção dos padrões de qualidade da fábrica. Para isso, a limpeza industrial adquire grande protagonismo!

A limpeza industrial abrange diferentes atividades, tais como:

  • Limpeza: remoção de poeira, resíduos, lixo, restos de produção;
  • Descontaminação: uso de produtos e técnicas específicas para eliminar agentes químicos e biológicos, conhecidos como grandes responsáveis pela contaminação cruzada;
  • Desinfecção: eliminação de micro-organismos com produtos específicos.

Os serviços de limpeza industrial priorizam a segurança, prevenção e planos de limpeza personalizados para atender às demandas específicas de variados tipos de indústria.

Dessa forma, dentro da indústria de alimentos essas medidas são essenciais para evitar contaminação cruzada, por elementos externos ou mesmo por corpos estranhos.

Mas, se você quer ter uma limpeza industrial de excelência na sua indústria de alimentos, você deve ter os melhores produtos à disposição

No Brasil, a Brasmo é parceira exclusiva de algumas das principais marcas mundiais do segmento, como a FBK, com sede na Dinamarca. 

Contamos com os melhores utensílios de limpeza industrial, itens que são referência mundial em qualidade e que atendem às principais certificações e normativas vigentes, principalmente para evitar a contaminação cruzada.

 

Continue acompanhando o blog da Brasmo e saiba mais sobre limpeza industrial e muitos outros pontos relacionados à sua indústria.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

Caneta detectável: mais segurança para as indústrias

Promover a segurança de alimentos e medicamentos é uma tarefa contínua e exige muita atenção com cada detalhe. Neste contexto, o uso de uma caneta

Rodo industrial para limpeza: qual é a melhor opção?

Os serviços de limpeza desempenham um papel de relevância nas empresas. O uso de diferentes utensílios contribui com a higienização do ambiente e segurança da

Aspirador de pó industrial: 5 diferenciais da Brasmo

Quem gerencia uma fábrica sabe que manter o ambiente sempre limpo é fundamental para a saúde dos colaboradores e conservação dos equipamentos. Neste caso, o

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?