Máscaras da Brasmo estão entre as mais indicadas para proteção

A Brasmo é responsável pelas máscaras descartáveis consideradas com a melhor proteção contra a Covid-19 segundo experimentos científicos realizados no início do último ano. Essa conclusão partiu de estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que avaliou três cenários diferentes, buscando aumentar a segurança contra o vírus com a utilização de máscaras, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Cenários de proteção pelas máscaras

Os pesquisadores avaliaram cenários com uma máscara cirúrgica; uma máscara cirúrgica com uma de tecido por cima; e uma máscara cirúrgica com nó e ajuste na lateral. Foi testado o que é chamado de “controle da fonte”, ou seja, o bloqueio das partículas emitidas durante a fala ou a tosse por parte de quem está usando a máscara. De acordo com a pesquisa, “a máscara de procedimento médico sem nó bloqueou 56,1% das partículas de uma tosse simulada; a máscara de pano sozinha bloqueou 51,4%. A combinação da máscara de tecido que cobre a máscara de procedimento médico (máscara dupla) bloqueou 85,4%; e a máscara atada e ajustada bloqueou 77%”. Quando a fonte e o receptor estão equipados com máscaras bem ajustadas, a exposição foi reduzida em mais de 95%.

Testes realizados pelo CDC com três cenários distintos

Testes realizados pelo CDC com três cenários distintos

Cientistas ao redor de todo o mundo vêm reforçando que um bom ajuste da máscara ao rosto é fundamental para aumentar a eficiência da proteção. Pelo menos dois estudos recentes examinaram o uso de adaptadores de máscara para melhorar o ajuste de tecidos e máscaras descartáveis. Ou seja, se a máscara estiver bem ajustada vai impedir tanto a entrada quanto a saída de ar pelas laterais sem passar pela filtragem necessária.

 

Máscaras com 96,85% de eficiência

A Brasmo é uma indústria chapecoense especializada em proteção e higiene industrial e atua há mais de 25 anos no mercado. As máscaras foram desenvolvidas em 2014 e aprimoradas ao longo do tempo, até chegar no cenário ideal para o enfrentamento da pandemia. Segundo teste de filtragem bacteriana, seguindo a NBR 15052:2004 – Anexo B da ABNT para “Artigos de não tecido de uso Odonto-médico-hospitalar”, a máscara fabricada pela Brasmo apresenta 96,85% de eficiência de filtração bacteriana. Ela é fabricada com tripla camada, sendo uma delas com um filtro de alta eficiência em polipropileno. Além disso, a máscara possui dois elásticos para melhor fixação ao rosto e um clipe nasal para manter ela firme ao rosto. É uma forte aliada para aumentar a proteção contra o coronavírus.

 

Limitações no estudo

O estudo, conforme os próprios autores, possui limitações. Ou seja, “os resultados não devem ser generalizados para a eficácia de todas as máscaras de procedimento médico ou máscaras de pano, nem interpretados como representativos da eficácia dessas máscaras quando usadas em ambientes do mundo real”. Mais importante que isso, no entanto, a conclusão principal é que um bom ajuste pode aumentar a eficiência geral das máscaras, pois o uso de máscaras “é altamente eficaz para retardar a propagação do SARS-CoV-2 quando combinado com outras medidas de proteção, como o distanciamento físico, evitando multidões e espaços internos mal ventilados e boa higiene das mãos”.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?