Certificação ATEX: conheça a importância na proteção contra explosão

Certificação ATEX

A certificação ATEX refere-se a segurança em locais com risco de explosão. Por isso, uma série de diretrizes indicam a sua importância em atmosferas explosivas.

Essas diretrizes oferecem respaldo para proteger os ambientes contra diferentes fontes de inflamação e explosão.

Mas você sabe o que é a Certificação ATEX? E quais são os benefícios que ela pode trazer às empresas? Para responder às perguntas, preparamos este artigo. Confira!

Certificação ATEX: o que é?

Certificação ATEX: o que é?

As certificações ATEX são diretrizes da União Europeia responsáveis por garantir maior segurança em locais potencialmente explosivos, como aqueles com: gases, vapores, neblina, concentração de pó e poeira. Essas diretrizes visam garantir a segurança dos trabalhadores e permitir o livre comércio de equipamentos ATEX na UE.

Existem duas diretivas principais: a 2014/34/UE para fabricantes e a 99/92/EC para usuários. Os empregadores devem classificar as áreas com atmosferas explosivas em zonas, de acordo com a probabilidade de ocorrência e persistência da atmosfera explosiva. Os equipamentos utilizados nessas zonas devem atender aos requisitos específicos de cada categoria (1, 2 ou 3).

Principais diferenças entre as diretivas da certificação ATEX

  1. Público-alvo:

  • A diretiva 2014/34/UE é voltada para fabricantes, importadores e distribuidores de equipamentos destinados a atmosferas explosivas.
  • A diretiva 99/92/EC é direcionada aos empregadores e usuários dos equipamentos em ambientes de trabalho com atmosferas explosivas.
  1. Objetivos:

  • A diretiva 2014/34/UE estabelece os requisitos essenciais de saúde e segurança para o projeto, fabricação e comercialização de equipamentos ATEX, visando garantir a livre circulação desses produtos na União Europeia.
  • A diretiva 99/92/EC define os requisitos mínimos para a melhoria da segurança e da proteção da saúde dos trabalhadores expostos a riscos de atmosferas explosivas.
  1. Responsabilidades:

  • Sob a diretiva 2014/34/UE, os fabricantes são responsáveis por garantir que seus produtos estejam em conformidade com os requisitos essenciais, realizar avaliações de conformidade e afixar a marcação CE e Ex nos equipamentos.
  • De acordo com a diretiva 99/92/EC, os empregadores são responsáveis por classificar as áreas com atmosferas explosivas em zonas, selecionar equipamentos adequados para cada zona e implementar medidas de proteção e prevenção.
  1. Classificação de zonas:

  • A diretiva 2014/34/UE define as categorias de equipamentos (1, 2 e 3) com base no nível de proteção necessário para cada zona.
  • A diretiva 99/92/EC estabelece a classificação das áreas em zonas (0, 1, 2 para gases e 20, 21, 22 para poeiras) de acordo com a probabilidade de ocorrência e persistência da atmosfera explosiva.

Embora as duas diretivas estejam relacionadas e se complementem, elas têm focos diferentes. A diretiva 2014/34/UE concentra-se nos requisitos para fabricantes e equipamentos, enquanto a diretiva 99/92/EC aborda as responsabilidades dos empregadores e as medidas de segurança no local de trabalho.

Clique aqui para baixar o e-book sobre a certificação ATEX!

Por que obter a certificação?

Os padrões de segurança ATEX devem ser implementados em diversos setores, especialmente aqueles que dependem do manuseio e armazenamento de materiais explosivos e inflamáveis

De acordo com as condições ambientais do local, o ambiente confinado pode desencadear explosões, afetando diretamente a segurança dos funcionários e dos transeuntes.

Para evitar isso, seguir todos os protocolos da certificação ATEX, para equipamentos e locais de trabalho, é essencial para diminuir os riscos de acidentes.

Além disso, para que empresas brasileiras realizem negócios com países europeus, esse tipo de certificação torna-se um pré-requisito de suma importância.

Como identificar e utilizar equipamentos certificados?

É bastante simples identificar um equipamento habilitado para funcionar em ambientes com risco de explosão. Geralmente ele é marcado com um sinal amarelo em formato hexagonal e com a inscrição “Ex” em seu interior.

Contudo, a certificação ATEX também classifica os ambientes em diferentes tipos de zonas, que variam de acordo com a frequência e o intervalo de tempo em que a atmosfera explosiva pode estar presente.

Assim, quanto a classificação das zonas, a ATEX destaca que ambientes com concentração de gases, vapores e neblina obedecem aos seguintes padrões:

  • Zona 0: a atmosfera explosiva é permanente, verificada por longos períodos ou com frequência;
  • Zona 1: a atmosfera explosiva verificada ocorre ocasionalmente em situações corriqueiras de operação;
  • Zona 2: a atmosfera explosiva possui pequena probabilidade de ocorrência em situações corriqueiras de operação; caso presente, ela tem curto período de duração.

Já quando o pó ou a poeira são elementos presentes na atmosfera com potencial de explosão, a classificação das zonas segue a seguinte numeração:

  • Zona 20: a atmosfera explosiva é permanente e verificada por longos períodos ou com frequência;
  • Zona 21: a atmosfera explosiva é verificada ocasionalmente, em situações corriqueiras de operação;
  • Zona 22: a atmosfera explosiva possui pequena probabilidade de ocorrência em situações corriqueiras de operação; caso presente, tem curto período de duração.

Produtos Brasmo com Certificação ATEX

No segmento industrial e comercial, a segurança operacional evita ocorrências de explosão em atmosferas propensas. Por isso, exige o uso de produtos e utensílios com certificação ATEX.

Assim, para reduzir o risco de explosão em atmosferas explosivas, a Brasmo possui soluções com certificação ATEX, garantindo:

  • Durabilidade;
  • Segurança;
  • Credibilidade.

Entre as soluções para uso em atmosferas explosivas, destacam-se os produtos:

  • ESD (Antiestáticos);
  • Sistema de limpeza em altura SpaceVac;
  • Aspiradores industriais RGS.

Os produtos ESD antiestáticos são essenciais para promover a limpeza industrial em locais de atmosfera explosiva, principalmente por neutralizar a transferência de energia estática entre corpos, reduzindo riscos de explosão. Clique e conheça a solução!

Precisa fazer a limpeza de ambientes com atmosfera explosiva? Acesse e faça um orçamento com a Brasmo!

O SpaceVac, por sua vez, é uma tecnologia versátil, flexível e funcional para a limpeza em altura dos ambientes. É também seguro, com todo o sistema equipado com acessórios com certificação ATEX e antiestático. Saiba mais sobre o SpaceVac!

Por fim, os aspiradores industriais RGS representam o que há de mais eficiente e moderno para a limpeza e aspiração de poeiras ou líquidos dentro de processos industriais. Acesse e confira os aspiradores RGS! 

Com a certificação ATEX, estes aspiradores levam grande eficiência à limpeza industrial, sem negligenciar o padrão de segurança da operação.

Portanto, se a sua empresa quer manter a segurança de colaboradores e de toda a comunidade, vale a pena conhecer! 

Continue acompanhando o Blog da Brasmo e saiba tudo sobre equipamentos para proteção e higiene industrial.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

DDS segurança do trabalho: 5 temas proveitosos para os diálogos diários

Você sabia que, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2021, do Ministério da Previdência Social, os acidentes de trabalho no Brasil

Treinamento de EPI: como e quando fazer, tópicos essenciais e mais

A segurança no ambiente de trabalho é, sem dúvidas, uma das principais preocupações de empresas de todos os portes e setores. Nesse contexto, os Equipamentos

Ficha de EPI: passo a passo e exemplos

Você já se perguntou como garantir que seus colaboradores estejam devidamente protegidos e, ao mesmo tempo, cumprir todas as exigências legais de segurança no trabalho?

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?