EPIs descartáveis: Quais os modelos mais comuns e por que utilizá-los?

EPIs descartáveis

Quando o assunto “Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)” é colocado em pauta, é comum que pensemos em equipamentos duráveis e com substituições menos frequentes, como capacetes e botas. Mas, para o uso de EPIs descartáveis, essa regra não funciona.

EPIs descartáveis são equipamentos de proteção individual também imprescindíveis em uma série de processos, principalmente na indústria de alimentos, indústria química e em frigoríficos. Também são comuns em ambientes hospitalares.

Porém, como a própria nomenclatura indica, são confeccionados para serem utilizados uma única vez e descartados logo após.

No artigo, convidamos você a entender a importância de uso de EPIs descartáveis, assim como os tipos mais comuns.

 

EPIs descartáveis: O que são?

Antes de entender quais são os principais usos de um EPI descartável, precisamos definir essa categoria específica de equipamentos de proteção individual. 

Por definição, os EPIs descartáveis são aqueles que possuem uso único e individual, garantindo a proteção do usuário e do produto manipulado ou do paciente.

Também são utilizados para proteção do usuário contra riscos químicos ou biológicos, dependendo da proposta de cada modelo.

Além de serem fabricados para um único uso, os materiais descartáveis destes EPIs também têm outras particularidades, que permitem que eles tenham um custo inferior ao de um EPI reutilizável.

 

Por que o uso de EPIs descartáveis é tão importante?

Quando pensamos em EPIs descartáveis, logo pensamos na constante aplicação deles dentro da área de saúde, servindo para resguardar os usuários contra uma série de riscos, principalmente biológicos.

Assim, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e muitos outros profissionais que entram em contato direto com pacientes enfermos ou substâncias danosas em laboratório devem, obrigatoriamente, utilizar luvas, toucas, máscaras e demais equipamentos de uso individual.

Mas há uma série de outras indicações para os EPIs descartáveis que vão além da área médica. Em processos industriais, estes EPIs são essenciais para proteger os colaboradores contra riscos químicos, como exposição a poeiras, fumos, etc.

Em indústria alimentícias e frigoríficos, os EPIs descartáveis também são necessários, principalmente devido ao manuseio constante de alimentos, protegendo os colaboradores e garantindo a segurança dos alimentos contra contaminações.

 

Principais equipamentos de proteção individual descartável

Como você observou, os EPIs descartáveis são necessários em uma série de processos e segmentos. Consequentemente, há muitos EPIs que precisam ser utilizados por colaboradores, dependendo da aplicação, tais como:

 

Mangotes

Estes são EPIs descartáveis bastante comuns. Dentro da indústria alimentícia, eles são obrigatórios para proteger os colaboradores contra trabalhos com água, lesões por manuseio com produto químico e temperaturas extremas, geralmente o frio.

 

Aventais descartáveis

Estes EPIs descartáveis são muito utilizados em frigoríficos, indústrias de alimentos, açougues, clínicas, entre outros setores. A função deles é a de proteger o colaborador de possíveis danos ao tronco, que podem ser causados pela umidade, respingos de produto químico, água quente, etc.

 

Luvas

As luvas de segurança são um dos EPIs descartáveis mais comuns. Elas garantem que o manuseio dos produtos seja mais seguro, protegendo o alimento (no caso de indústrias alimentícias), além das mãos dos colaboradores. Também são comuns em hospitais. 

Existem vários tipos de luvas descartáveis com especificidades diferentes. Algumas são feitas de pano, outras de plástico, borracha, nitrílico, etc. Há também as luvas anticorte para aqueles que lidam com lâminas e produtos cortantes no ambiente de trabalho.

 

Conjunto de polietileno

Os conjuntos polietileno combinam a melhor proteção das calças e camisas. Eles são utilizados em muitos processos, entre eles nas atividades de higienização, com objetivo de proteger o colaborador contra a umidade e riscos químicos dessa operação. 

 

Botas de polietileno

As botas em polietileno são utilizadas para proteger os calçados de trabalhadores, evitando o transporte de qualquer resíduo de um espaço para outro. Costumam apresentar fixação em elástico no tornozelo ou amarração com fitilho.

Por fim, é importante ressaltar que a determinação da aplicação de qualquer EPI descartável é dever do técnico de Segurança do Trabalho

Ele tem como missão avaliar os riscos ambientais e ocupacionais do ambiente em questão e determinar o modelo mais indicado de EPI para reduzir os riscos de contaminação e acidentes de trabalho.

Além disso, o fornecedor de EPIs descartáveis também tem um papel fundamental. Ele precisa trabalhar com o cliente para encontrar a solução de melhor custo-benefício e que atenda a todas as especificações legais para segurança de todos.

 

A Brasmo possui uma linha completa de equipamentos de proteção individual descartáveis para seus processos. Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?