Você sabia que mais de 31.000 empresas em todo o mundo estão atualmente certificadas de acordo com a FSSC 22000? Mas o que é esse tipo de certificação?
A sigla FSSC quer dizer Food Safety System Certification que, em tradução livre, significa Certificação de Sistema de Segurança Alimentar.
Ou seja, a certificação FSSC 22000 demonstra o compromisso da empresa certificada com a segurança dos alimentos, qualidade, legalidade e melhoria contínua.
Recentemente apresentada na sua versão 6.0, a FSSC 22000 teve algumas mudanças que as empresas certificadas devem se preparar de acordo com o cronograma de implementação.
FSSC 22000: relacionada com a certificação de segurança dos alimentos
Como já destacado, a FSSC 22000 é uma certificação em segurança de alimentos reconhecida mundialmente.
Além de integrar a ISO 22000, ela possui o apoio incondicional da Confederação das Indústrias Alimentares da União Europeia (CIAA) e também é aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI).
Como base para a elaboração, a FSSC 22000 possui uma série de fatores que a indústria alimentícia sentia falta no momento, como a gestão eficaz na segurança dos alimentos para consumo humano e para animais, por exemplo.
A FSSC também adota algumas normas padrão tanto para o transporte de alimentos quanto para o armazenamento.
Ou seja, essa é uma norma de certificação aplicada aos produtores da área alimentícia, como:
- Derivados de origem animal e perecíveis (carne embalada, aves, ovos, laticínios e produtos à base de peixe);
- Produtos perecíveis de origem vegetal (frutas frescas embaladas e sucos frescos, frutas em conserva, legumes/verduras frescos embalados, legumes/verduras em conserva);
- Produtos com vida útil longa em temperatura ambiente (produtos enlatados, biscoitos, salgadinhos, óleo, água mineral, bebidas, macarrão, farinha de trigo, açúcar, sal);
- Ingredientes alimentares, exceto suportes técnicos e tecnológicos (aditivos, vitaminas e fermentos);
- Embalagens para alimentos (sacos plásticos, filmes, cartonados).
Ou seja, a certificação FSSC 22000 combina algumas normas de Gestão de Segurança do alimento da ISO 22000.
Os Programas de Pré-Requisitos (PPR) e os Programas de Pré-Requisitos Operacionais (PPRO), juntamente com a determinação dos Pontos Críticos de Controle (PCC), fazem parte destas combinações.
Principais benefícios ao obter a certificação FSSC 22000
Quando a empresa implementa a FSSC 22000, conquista uma série de benefícios, com destaque para:
- Capacidade de comunicação mais organizada e objetiva entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores;
- Otimização de recursos e processos;
- Melhoria organizacional;
- Contribui com a melhoria no planejamento, aumentando a produtividade;
- Redução de riscos associados ao negócio;
- Identificação dos perigos e definição de medidas de controle;
- Aumento de confiança de suas marcas;
- Confiabilidade de fornecedores, consumidores e investidores relacionado à cadeia produtiva de alimentos.
Há ainda as vantagens associadas ao produto, bem como: melhoria da gestão das boas práticas de fabricação, redução de perdas e foco em resultados.
Assim, a FSSC permite implementar e padronizar sistemas de gestão de segurança de alimentos, resultando na produção muito mais segura.
FSSC 22000 Versão 6.0: principais mudanças
No dia 31 de março de 2023, a FSSC 22000 publicou a versão 6.0. Dessa forma, ela trouxe muitas novidades e o aumento da abrangência de alguns requisitos já cobrados na versão anterior (5.1).
O período obrigatório de atualização é de 1º de abril de 2024 a 31 de março de 2025, durante o qual os certificados devem ser atualizados de FSSC 22000 versão 5.1 para a versão 6.
Diante disso, a recomendação de especialistas é trabalhar na implementação dos novos requisitos quanto antes, principalmente porque alguns deles podem ser considerados desafiadores e demorarem mais tempo para adequações.
As principais mudanças apresentadas na FSSC 22000 são:
- Rastreabilidade qualitativa e quantitativa de rótulos e embalagens impressas com informações relevantes para a segurança alimentar, como datas de validade, alérgenos e valores nutricionais;
- Gestão abrangente de alérgenos, incluindo treinamento, declaração, validação e verificação;
- Implementação da cultura alimentar e de qualidade;
- Abordagem sistemática para maior controle de qualidade de toda a cadeia;
- Gerenciamento de corpos estranhos e gerenciamento de todas as quebras;
- Gerenciamento de todos os equipamentos;
- Perda e desperdício de alimentos;
- Requisitos de comunicação.
Como obter a certificação FSSC 22000?
Para obter a certificação, o primeiro passo é implementar um sistema de gestão de segurança de alimentos, que deve estar em conformidade com as exigências da norma.
A melhor forma de verificar se a empresa cumpre as normas estabelecidas pela FSSC 22000 é realizar uma inspeção interna, por meio de uma auditoria. Nesse momento são avaliados processos e áreas relacionados com a segurança do produto.
Os auditores devem estar preparados para realizar as auditorias com treinamento e qualificação. Para isso, há uma série de órgãos responsáveis por fornecer a capacitação necessária na formação de auditores.
Com os requisitos estabelecidos pela norma implementados, é preciso contratar um órgão certificador. A certificação FSSC 22000 é emitida por empresas terceirizadas que oferecem esse serviço às organizações do setor de alimentos.
Importante salientar também que há a realização de auditorias anuais de supervisão (incluindo uma auditoria não anunciada a cada três anos).
Para saber sobre exigências e indicações, é possível acessar o site da FSSC 22000.
Continue acompanhando o blog da Brasmo e saiba mais sobre todo o segmento de proteção e higiene industrial.