Principais aspectos da NR 36 em abates

NR 36 em abates

Frigoríficos são empresas que possuem importância significativa para nossa sociedade. Eles são responsáveis por abater os animais e conservar as carnes em ambiente refrigerado. Para total eficiência deste processo, é preciso seguir a NR 36.

Considerada a NR dos frigoríficos, essa norma regulamentadora proporciona um ambiente de trabalho seguro, saudável e confortável para o trabalhador, garantindo maior satisfação e motivação dos colaboradores, além de maior produtividade.

No conteúdo de hoje conheça os principais aspectos presentes na NR 36 e, porque eles são tão importantes para a indústria frigorífica.

 

NR 36 – relação direta com o trabalho em frigoríficos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da consolidação das leis trabalhistas, estabelece desde 1978 as normas regulamentadoras (NRs) pertinentes à segurança e à medicina do trabalho.

Porém, por muito tempo não existia uma NR que trata especificamente das operações em empresas frigoríficas.

Para resolver essa questão, em 2013 foi criada a NR 36, que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Hoje ela é conhecida como a NR dos frigoríficos.

A grande finalidade desta NR é garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida para os colaboradores de frigoríficos, estabelecendo requisitos mínimos para a correta realização deste tipo de atividade, priorizando a proteção dos trabalhadores.

De forma geral, a NR dos frigoríficos busca a prevenção e a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Também visam a elevação da qualidade e da segurança dos produtos.

 

A NR 36 descreve uma série de adequações aos frigoríficos

Desenvolvida exclusivamente para o trabalho em frigoríficos, a NR 36 regulamenta uma série de aspectos, dentre os quais merecem destaque:

  • Mobiliário e postos de trabalho;
  • Estrados, passarelas e plataformas;
  • Manuseio de produtos;
  • Levantamento e transporte de produtos e cargas;
  • Recepção e descarga de animais;
  • Máquinas;
  • Equipamentos e ferramentas;
  • Condições ambientais de trabalho;
  • Gerenciamento dos riscos;
  • Programas de prevenção dos riscos ambientais e de controle médico de saúde ocupacional;
  • Organização temporal do trabalho;
  • Organização das atividades.

A NR 36 também tem sido usada como a NR que regulamenta a segurança no ambiente laboral, visando garantir um alto padrão de qualidade nas atividades dentro do frigorífico.

Isso se deve ao fato de que os locais onde há o abate e processamento da carne precisam seguir à risca toda uma regulamentação, afinal, a vida de muitas pessoas pode estar em risco. 

Então, higienização (para evitar contaminações e doenças), e a segurança do uso de máquinas e equipamentos são importantes objetivos da NR 36.

 

A importância da NR 36 para a saúde de trabalhadores em frigoríficos

A importância da NR 36 para a saúde de trabalhadores em frigoríficos

Na indústria frigorífica, muitos trabalhadores estão expostos diariamente a diversos riscos durante o dia a dia das atividades, principalmente por terem que atender a alta demanda do mercado interno e externo.

Para impedir estes riscos e regulamentar a operação em frigoríficos, essa NR tem significativa importância. Cabe a ela avaliar, controlar e monitorar os riscos existentes nas atividades relacionadas ao abate e processamento de carnes e seus derivados.

Entre as medidas de importância, essa norma também inclui o uso de EPIs, destinados à proteção de funcionários contra ferimentos e contaminações, garantindo uma melhor higiene ocupacional, tais como:

  • Aventais Impermeáveis;
  • Botas e calçados;
  • Luvas;
  • Óculos de segurança;
  • Mangotes;
  • Máscara de proteção;
  • Capacete de segurança.

A NR 36 é também importante para regulamentar a adequação da jornada de trabalho dos colaboradores, prevendo a adoção de pausas durante a jornada de trabalho, assim definidos: para trabalhos até 6h, o tempo de pausa deve ser 20 minutos. Até 7h20, 45 minutos. E até 8h48, 60 minutos.

Além disso, folgas semanais e férias também precisam ser oferecidas, com o intuito de otimizar os trabalhos e manter a qualidade do trabalho.

Diante dessas e muitas outras regras, as empresas que porventura não seguirem essas diretrizes poderão sofrer penalizações, multas e autuações, além de ferirem a integridade do colaborador.

Agora que você já conhece alguns detalhes da NR 36, siga todas as recomendações impostas por ela. Proteja os seus colaboradores dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e saúde neste tipo de ambiente.

 

Siga acompanhando o Blog da Brasmo e saiba mais sobre outras NRs de importância para o ambiente industrial.

[Orçamento] Entre em contato e solicite um orçamento de EPIs | Brasmo

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

DDS segurança do trabalho: 5 temas proveitosos para os diálogos diários

Você sabia que, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho 2021, do Ministério da Previdência Social, os acidentes de trabalho no Brasil

Treinamento de EPI: como e quando fazer, tópicos essenciais e mais

A segurança no ambiente de trabalho é, sem dúvidas, uma das principais preocupações de empresas de todos os portes e setores. Nesse contexto, os Equipamentos

Ficha de EPI: passo a passo e exemplos

Você já se perguntou como garantir que seus colaboradores estejam devidamente protegidos e, ao mesmo tempo, cumprir todas as exigências legais de segurança no trabalho?

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?