Transporte pneumático: quais as vantagens da sua utilização na indústria?

Transporte pneumático

Otimizar o transporte de matérias-primas e insumos dentro do chão de fábrica é um grande desafio para as indústrias. Para isso, é cada vez mais comum que este setor invista no transporte pneumático.

Por meio do fluxo de ar, esse equipamento faz parte de um sistema que realiza a movimentação dos produtos de um ponto a outro dentro da fábrica, de uma forma rápida, eficiente e com o mínimo de desperdício.

Mas, mesmo sendo um sistema que ganha espaço dentro das indústrias, ainda há quem não confie no seu funcionamento. Este é o seu caso? Então, convidamos você a conferir as principais vantagens do transporte pneumático para o setor industrial.

 

Sistema de transporte pneumático – Entenda seu conceito

O transporte pneumático é caracterizado pela movimentação de sólidos em pó ou granulados com o auxílio de um gás (tipicamente o ar) por tubulações. Para isso, há a aplicação de pressão negativa (vácuo) ou positiva. 

Nesse tipo de transporte, a diferença de pressão é responsável por deslocar o ar, que carrega consigo o material.

Assim, para que o sistema de transporte pneumático ocorra de uma forma mais eficiente, três variáveis são consideradas: velocidade do ar, volume e pressão.

De forma simplista, cabe a este tipo de equipamento realizar o ato de empurrar ou puxar materiais suspensos no ar presentes em tubos hermeticamente fechados, de um local para outro.

É importante salientar também que o transporte pneumático pode ser dividido em dois tipos: fase diluída e fase densa. 

A distinção básica entre estes tipos é o princípio de funcionamento. No transporte pneumático de fase diluída há a mistura das partículas ao ar para realizar seu transporte. No caso do transporte pneumático de fase densa as partículas não se misturam ao fluido.

 

Principais vantagens do transporte pneumático para processos industriais

Principais vantagens do transporte pneumático para processos industriais

Pelas características anteriormente apresentadas, todo equipamento de transporte pneumático é capaz de gerar diversos benefícios à indústria, principalmente quando comparados ao transporte industrial mecânico.

Inicialmente, esse sistema permite o transporte de partículas sólidas de uma forma muito mais eficaz, segura e rápida, consequentemente é possível otimizar o transporte e aumentar sua produtividade, mantendo o fluxo constante.

Este sistema também tem a capacidade de facilmente vencer longas distâncias ou grandes desníveis. Também permite altas vazões de sólido, indicando um grande diferencial quando comparado aos já tradicionais transportadores mecânicos.

Além disso, este sistema consegue operar sem que o produto seja danificado, além de não deixar sobras durante o percurso. Suas partes também apresentam fácil higienização, com essa medida sendo essencial para evitar contaminações do material transportado.

Por fim, o transporte pneumático é hermético, o que significa que, uma vez dentro dos tubos, os insumos transportados não estarão sujeitos à contaminação cruzada com outros, preservando sua pureza e garantindo adesão a normas sanitárias vigentes.

 

Facilidade de manutenção e flexibilidade de implantação

Além dos benefícios anteriormente apresentados, um bom sistema de transporte pneumático oferece uma série de benefícios operacionais, que também devem ser destacados.

Neste contexto, vale ressaltar que o transporte pneumático apresenta reparos por desgaste bastante reduzidos, menor tempo de parada para manutenção, além de menos partes móveis sujeitas a quebra.

Essas qualidades fazem com que este sistema seja mais confiável, robusto e que mantenha sua produção ativa por mais tempo. Também gera menos custos com a manutenção

Além disso, eles são muito mais flexíveis em comparação com sistemas mecânicos. O sistema de transporte pneumático é baseado em tubulações, que proporcionam maior adaptabilidade ao ambiente, reduzindo investimentos em reformas estruturais.

Estes benefícios, alinhados com um excelente custo-benefício, mostram por que o sistema de transporte pneumático é uma opção robusta e efetiva para sua indústria, pois permite ampliar sua lucratividade e garantir a qualidade da produção.

 

Continue acompanhando o Blog da Brasmo e saiba mais sobre as tecnologias capazes de aumentar a eficiência da sua indústria.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?