ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela pode causar riscos a alguns ambientes.

No artigo de hoje, veja o que são as cargas eletrostáticas, assim como a importância das normas e certificações para evitar acidentes.

O que é a descarga eletrostática?

A descarga eletrostática (ESD, sigla para Electrostatic Discharge) ocorre quando há uma rápida transferência de carga estática entre dois objetos com potenciais diferentes, especialmente quando eles entram em contato ou ficam muito próximos. 

Para isso, há um acúmulo de carga eletrostática, criado quando materiais diferentes se esfregam – e um deles é carregado positivamente e o outro negativamente. 

Em geral, as manifestações de descarga eletrostática são inofensivas. Porém, as empresas que trabalham com equipamentos eletrônicos devem ficar atentas, já que os componentes podem ser danificados.

Normas e certificações para descargas eletrostáticas: o que são?

As normas fornecem diretrizes técnicas e administrativas com o objetivo de prevenir, detectar, e mitigar problemas causados pela ESD. Elas englobam desde a concepção do ambiente de trabalho até o uso de Equipamentos de Proteção.

As certificações, por sua vez, se caracterizam pelas provas de conformidade com as normas. 

Para obter uma certificação, toda empresa deve seguir uma série de auditorias e avaliações, nas quais demonstram que os processos e produtos atendem aos requisitos necessários.

Além de garantir a qualidade e a confiabilidade dos produtos, ambas ajudam a prevenir falhas de equipamentos e interrupções de produção. 

Normas de maior destaque

Duas normas possuem destaque global como as mais reconhecidas e implementadas: a ANSI/ESD S20.20 e a IEC 61340.

ANSI/ESD S20.20

A ANSI/ESD S20.20 é a norma americana que oferece proteção aos dispositivos eletrostáticos sensíveis. 

Essa norma define os requisitos necessários para o desenvolvimento de um programa de controle eficaz, incluindo:

  • Desenvolvimento de um plano de controle de ESD;
  • Implementação de controles preventivos;
  • Formação da equipe de trabalho.

IEC 61340

A IEC 61340 é a norma internacional que se equivale à ANSI/ESD S20.20. Entre elas, há algumas diferenças.

Vale destacar também que existem outras normas relevantes em indústrias específicas, como:

  • MIL-STD-1686C, relacionada ao setor de defesa;
  • ASTM F150, recomendada para materiais de piso.

E as certificações? Por que são importantes?

Como já salientado, as certificações servem para comprovar que uma empresa está em conformidade com uma ou mais normas. 

Geralmente, essa obtenção envolve uma avaliação completa da infraestrutura da empresa, processos, materiais e treinamento de pessoal. 

Além disso, as auditorias são realizadas por profissionais especializados. Eles avaliam a conformidade da empresa com a norma e fornecem orientações sobre como melhorar as práticas, se necessário.

As certificações também contribuem com a garantia da qualidade para indústrias que lidam com componentes eletrostáticos sensíveis, evitando danos aos componentes.

Importância da aplicação das normas e certificações 

 

Aplicações das normas ESD

Quando implementadas, as normas e certificações podem melhorar a qualidade do produto, reduzir o tempo de inatividade de máquinas e equipamentos e prevenir perdas financeiras decorrentes de danos causados pela ESD.

Para isso, é necessário: 

  • Treinar e capacitar os colaboradores; 
  • Mudar as práticas de trabalho;  
  • Investir em equipamentos de controle. 

A implementação das normas inclui também a utilização de equipamentos de proteção ESD, a criação de áreas protegidas  (EPAs – ESD Protected Area) e o monitoramento contínuo das condições no ambiente de trabalho.

Ao reduzir o risco de danos causados pela ESD, as empresas melhoram a confiabilidade dos produtos e reduzem as taxas de falha.

Apesar das vantagens, há alguns desafios a serem superados

Como você acompanhou, a implementação de normas e certificações traz uma série de benefícios. 

No entanto, pode também apresentar alguns desafios, que incluem o custo de compra de novos equipamentos, a necessidade de treinamento do pessoal e a dificuldade de mudança das práticas de trabalho existentes.

Esses desafios serão superados com um planejamento cuidadoso e com investimento em treinamento e equipamentos de qualidade.

Além disso, a implementação pode ser facilitada com o apoio de especialistas na área, que podem fornecer orientação e suporte durante todo o processo.

O que esperar para o futuro das normas e certificações ESD?

Assim como ocorre com as máquinas e equipamentos, a tecnologia para reduzir a ocorrência de descargas eletrostáticas continua a avançar. Diante disso, é provável que veremos mudanças nas exigências das normas e certificações ESD. 

Essas mudanças serão impulsionadas por novas descobertas na compreensão da ESD. Também são previstas inovações em técnicas e equipamentos.

Ao estabelecer padrões para a prevenção e o controle da ESD, elas vão ajudar a garantir que novos produtos e tecnologias sejam projetados e fabricados, visando a minimização do risco de danos causados pela ESD. 

Tais avanços serão particularmente importantes em setores da indústria eletrônica e microeletrônica, onde os componentes são especialmente sensíveis à ESD.

Conheça as soluções da Brasmo que atendem os principais segmentos da indústria brasileira, inclusive na área de proteção ESD. Clique aqui e baixe o catálogo!

Clique e conheça os equipamentos ESD da Brasmo!

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?