Saiba mais sobre o IFS, o Padrão Internacional para Alimentos

Saiba mais sobre o IFS, o Padrão Internacional para Alimentos

IFS-alimento-seguro

O International Food Standard – Padrão Internacional para Alimentos (IFS) é utilizado por diversas empresas com a intenção de assegurar o consumo seguro de alimentos. Esse padrão possui um sistema de avaliação uniforme, com a intenção de aumentar a performance das empresas alimentícias, selecionando os fornecedores da melhor forma possível e qualificando-os ao máximo, de acordo as normas sugeridas.

Além de ajudar as distribuidoras a manterem um padrão seguro na produção dos alimentos, ele monitora a qualidade desses mesmos produtores, classificando de acordo com a marca da distribuidora. Mas você sabe a importância deste certificado para as empresas do setor alimentício? Sabe quais os benefícios que ele traz ao ramo e como ele garante um consumo seguro ao consumidor?

Fique tranquilo. A Brasmo preparou este artigo para responder estas e outras dúvidas que surgirem. Vamos lá!

 

Benefícios de uma certificação IFS

Se você está pensando em solicitar a IFS, este artigo também irá ajudá-lo neste processo de tomada de decisão, fornecendo algumas informações gerais sobre os padrões dessa certificação. Estes padrões podem ser usados para vários estágios de produção e, agora, os padrões recém desenvolvidos também podem ser aplicados a diferentes departamentos na sua empresa.

Todos os padrões são baseados em risco e orientados a processos. Não são estipulados como certos riscos devem ser evitados.

É muito mais importante garantir que os processos que você implementou realmente funcionem. Isso permitirá que você reduza suas reclamações, devoluções e insatisfação do cliente.

A certificação para um padrão IFS permite obter melhorias qualitativas e cria novas oportunidades de vendas, pois a certificação IFS está se tornando um requisito de mais e mais varejistas e fabricantes.

A IFS permite que produtores de qualquer tamanho padronizem seus processos para fabricação segura, tornando-os mais fáceis, mais eficientes e com melhor relação custo-benefício. Ao implementar com sucesso os padrões IFS, as empresas demonstram aos seus clientes não apenas que eles podem fabricar um produto seguro de acordo com o cliente, mas também economizam dinheiro. Isso foi confirmado por diversos estudos feitos pela própria IFS.

 

Leia também:

BRC, a norma global para alimentos mais seguros

FSSC 22000 e a garantia da segurança dos alimentos

 

Suporte e ferramentas

A IFS também fornece acesso a um banco de dados que oferece uma maneira rápida e fácil de encontrar fornecedores preliminares, permitindo que outras empresas o encontrem. O software auditXpress oferece outras vantagens técnicas que o preparam totalmente para sua auditoria IFS e podem ser usadas para auditoria interna.

É claro que você precisa do auxílio de um especialista para implementá-lo da melhor forma possível. Dependendo da rede especializada na implementação do IFS que você escolher para sua empresa, existem diversos programas de treinamento fornecidos para uma melhor assimilação dos funcionários à importância da IFS.

Benefícios do IFS para fabricantes:

  • Padrões não prescritivos e baseados em risco;
  • Planos de ação para melhorar o desempenho;
  • Um sistema uniforme de garantia de qualidade;
  • Menor número de auditorias
  • Processos otimizados;
  • Maior competitividade;
  • Melhores relações com clientes e autoridades, melhores oportunidades de negócios;
  • Reconhecimento internacional;
  • Rede global (dados para pesquisa de fornecedores e revendedores próprios).

Ainda existem outras possibilidades para atestar a segurança de processos e a qualidade da produção de alimentos na indústria. A HACCP é uma obrigatoriedade quando se trata deste tema e possui alguns critérios específicos. O primeiro ponto é: qual o segmento de atuação que você está atuando? Pois, como falamos aqui, há algumas regulamentações específicas de acordo com eles. Neste post, por exemplo, falamos sobre como a NR-36 impacta as empresas de abate. O ideal é acompanhar as evoluções nesse sentido e estar atento(a) para adaptar o que for necessário, garantindo que a segurança prevaleça sobre todos os processos.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?

BRASMO

preencha seus dados abaixo