HACCP e a garantia de um alimento seguro

HACCP e a garantia de um alimento seguro

haccp-alimento-seguro

Levar um alimento seguro e saudável ao cliente é obrigatório. Não por aumentar os lucros ou atrair novos clientes, é sobre a vida humana. Dada essa importância e para se certificar de que tudo está sob controle e que o ambiente está completamente higienizado e seguro, a certificação HACCP é fundamental.

 

Mas você sabe o que é o certificado HACCP? Sabe quais são as suas normas, como é a sua implementação e qual o impacto que ele pode causar na sua empresa? Para debater sobre essas e outras perguntas, preparamos esse artigo. Vamos lá?

 

Tudo sobre a certificação

 

Muitas empresas mundo afora já alcançaram a excelência em suas atividades junto ao consumidor e a diversas empresas parceiras no ramo alimentício. Além de implementar normas administrativas com êxito, essas empresas também focam em uma vigilância sanitária segura e que forneça o melhor ambiente possível para uma efetiva execução das atividades propostas, bem como para seus funcionários.

 

O sistema implementado pela HACCP foi criado em 1964 por uma companhia chamada Pillsbury, nos Estados Unidos, com o apoio das Forças Armadas Americanas. Esse modelo, que hoje é amplamente implementado em diversas empresas do mundo, foi elaborado para suprir uma carência que a NASA tinha para enviar alimentos higiênicos, seguros e saudáveis para os tripulantes durante as viagens ao espaço.

 

A Agência Espacial Norte-Americana tinha medo de que os alimentos causassem alguma indigestão ou até mesmo levassem doenças aos tripulantes. Depois de alguns anos de estudos e projetos, os cientistas de Pillsbury criaram uma técnica que permitia avaliar detalhadamente cada etapa da fabricação dos alimentos, identificando os riscos e os erros que poderiam acontecer durante o processo. Foi dessa forma que surgiu o HACCP.

 

A certificação HACCP, ou Hazard Analysis and Critical Control Point, traduzido para o português como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), demonstra aos clientes o compromisso de produzir ou comercializar alimentos seguros. Essa abordagem baseada em evidências pode ser ainda mais benéfica quando se está sujeito à inspeção pelas autoridades reguladoras ou pelas partes interessadas.

 

Leia também: FSSC 22000 e a garantia da segurança dos alimentos

 

Demonstrar um verdadeiro compromisso com a segurança de alimentos por meio da conformidade com o HACCP também pode transformar sua marca. Além disso, atua como uma ferramenta eficaz de entrada no mercado, abrindo novas oportunidades de negócios em todo o mundo. Por existir uma rede global de especialistas em alimentos, realizando diversas auditorias de HACCP, é fácil ter a noção completa da importância de obter este certificado para sua empresa.

 

Além disso, o HACCP protege você, sua empresa e os funcionários, eliminando os fatores de risco que afetam diretamente a segurança e a higiene dos alimentos. Com os especialistas in loco é possível também identificar sistematicamente onde estão os perigos, estabelecendo limites de controle em pontos críticos durante o processo de produção de alimentos.

 

Princípios da HACCP

 

A certificação HACCP é um padrão internacional que define os requisitos para o controle eficaz da segurança de alimentos. Ele é construído em torno de sete princípios:

 

  1. Realizar análise de perigos de riscos biológicos, químicos ou físicos de alimentos;
  2. Determinar pontos críticos de controle (PCC);
  3. Estabelecer limites críticos de controle. Por exemplo, temperatura e tempo mínimos de cozimento;
  4. Instituir um sistema para monitorar os pontos críticos de controle;
  5. Definir ações corretivas;
  6. Estipular um procedimento de verificação para confirmar que o sistema HACCP está funcionando efetivamente;
  7. Estabelecer a documentação e manter registros atualizados.

 

Com uma equipe dedicada e bem treinada, com fluxogramas e todos os procedimentos descritos de forma correta fica mais fácil a implantação e manutenção do sistema HACCP. Assim, é possível entregar alimentos seguros e com qualidade para clientes e consumidores.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?

BRASMO

preencha seus dados abaixo