Importância da higiene no processamento de alimentos e bebidas

Higiene no processamento de alimentos

A necessidade da higiene sempre esteve presente em todas as normas relacionadas ao processamento de alimentos e bebidas, seja como requisito dos produtos, ou dos locais onde são produzidos, manipulados ou envasados.

Neste contexto, adotar as Boas Práticas de Higiene (BPH) é uma grande necessidade. Basicamente, as BPH representam um conjunto de procedimentos que garantem mais segurança e saudabilidade ao ambiente e aos colaboradores.

As práticas de higiene são aplicáveis e necessárias em todo o ambiente produtivo, desde o transporte ao armazenamento. 

No artigo de hoje, convidamos você a entender a importância da higiene no processamento de alimentos e bebidas, assim como a necessidade de ter os melhores itens e dispositivos para conquistar isso.

 

Higiene no processamento de alimentos e bebidas: por que é tão importante?

Nos últimos anos, o processamento de alimentos e bebidas obteve avanços significativos, principalmente com o incremento de novas tecnologias, processos e métodos de conservação.

Mas, independentemente do tipo de processamento de alimentos e bebidas, as condições higiênico-sanitárias ainda são um requisito essencial para o sucesso da atividade.

Este processo visa não só eliminar ou reduzir a carga microbiana indesejável, como também excluir casos de contaminação. Isso proporciona um alimento/bebida de melhor qualidade nutricional, sensorial e higiênico-sanitária.

Dessa forma, priorizar a higiene no processamento de alimentos e bebidas assegura a qualidade das matérias-primas e dos produtos pelas normas sanitárias vigentes em todas as etapas — como armazenamento, processamento, fracionamento, transporte até o consumo.

Assim, para garantir a higiene e segurança dos alimentos, é importante:

  • Investigar ou pesquisar as circunstâncias prejudiciais à qualidade nutricional e de higiene das matérias-primas e dos produtos alimentícios;
  • Desenvolver métodos que aperfeiçoem as características organolépticas dos alimentos, evitando alterações, reduções ou perdas por alterações;
  • Estabelecer medidas de controle na obtenção, fabricação, tratamento, manipulação, armazenamento, envase, transporte e distribuição dos alimentos, visando à prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

 

Medidas de higiene comuns na indústria de alimentos e bebidas

As Boas Práticas de Higiene são a representação de todas as medidas e condições necessárias para garantir a segurança da indústria de alimentos e bebidas.

Dessa forma, todas as pessoas envolvidas em cada uma das etapas do processamento do alimento ou da bebida têm a responsabilidade de manter as práticas de higiene, de modo a evitar a contaminação e a transmissão de doenças.

Ou seja, tanto a higiene pessoal (com o uso dos EPIs corretos) quanto dos processos são essenciais para garantir a oferta de um alimento/bebida mais seguro ao consumidor.

No caso da higiene pessoal, o uso de máscaras, jalecos, botas, luvas e aventais é fundamental. 

Já as boas práticas de manuseio dos alimentos e bebidas se referem às condições gerais dos estabelecimentos e às práticas e processos realizados para os manter em bom estado. Entre essas medidas se enquadram:

  • Controle da temperatura dos alimentos/bebidas em cada etapa do processo de abastecimento;
  • Bom uso e armazenamento das substâncias utilizadas para limpeza e higienização;
  • Bom uso e desinfecção de utensílios.

 

Por que implementar as medidas de higiene?

A prioridade da higiene no processamento de alimentos e bebidas é a melhor maneira de uma indústria garantir padrão e qualidade desde o início até o final de seu processo.

Para isso, a construção de um documento completo com todas as medidas de higiene do local de trabalho é necessária. Isso eleva a qualidade e a segurança dos produtos fabricados, colocando a empresa dentro das regras exigidas. 

Além disso, o uso dessas medidas contribui com a redução de desperdícios, maior controle de qualidade, melhor reputação no mercado e aumento da confiança dos clientes!

Para alcançar isso, os melhores equipamentos e utensílios de limpeza são imprescindíveis. Neste caso, sugerimos que adote itens de qualidade superior, como os da FBK, oferecidos na América Latina exclusivamente pela Brasmo. 

Assim, o processamento de alimentos e bebidas ocorrerá em um ambiente limpo e bem higienizado, além de garantir a saúde dos funcionários e ajudar a conservar equipamentos. 

Dessa forma, além de seguir todas as regras em higienização durante o processamento, recomendamos que você conheça a melhor linha de produtos para limpeza de todas as dependências.

Aproveite para receber o catálogo de utensílios da FBK e conheça todos os produtos em até 11 opções de cores.

Baixe nosso catálogo de produtos FBK da Brasmo!

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

7 dicas para aprimorar BPFs e evitar a contaminação cruzada

Na indústria alimentícia, a contaminação cruzada é uma das principais causas de doenças transmitidas pelos alimentos. Para evitar esse tipo de problema, existem as Boas

ESD: conheça as normas e certificações para descargas eletrostáticas

A descarga eletrostática (ESD) é uma ocorrência em que uma carga elétrica se acumula em uma superfície e é descarregada em outro material. Portanto, ela

Higiene industrial na área de produção: quais cuidados são necessários?

Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma indústria é uma tarefa fundamental para o bom desempenho do negócio. Para isso, é necessário

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?