A auditoria interna desempenha um papel crucial para a continuidade e o sucesso de qualquer empresa. Ela funciona como um “check-up” regular, que otimiza resultados e eleva o desempenho organizacional.
Também ajuda a identificar falhas operacionais e qualitativas, gerando oportunidades de melhoria e direcionando o negócio para um viés mais estratégico.
Elaboramos este artigo para explicar a auditoria interna, seus procedimentos e medidas essenciais. Apresentaremos também as soluções que permitem à indústria se preparar para esse tipo de fiscalização.
O que é auditoria interna?
A auditoria interna é um conjunto de procedimentos de análise e conferência dos controles de empresas. Ela observa os aspectos mais relevantes para a manutenção da qualidade e controle operacional da organização.
Em uma abordagem mais ampla, o Instituto de Auditores Internos do Brasil conceitua o termo como:
“Atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança”.
Logo, o principal objetivo dessa medida é elaborar um plano de ação para conter possíveis problemas, deixando a empresa mais próxima de seus objetivos.
Quais as diferenças entre a auditoria interna e externa?
Até aqui, você viu que a auditoria interna é fundamental para identificar (e corrigir) falhas antes que elas sejam verificadas apenas por auditores externos, resultando em um problema muito maior!
Mas você conhece a diferença entre estes dois conceitos? Acompanhe.
Como o próprio termo destaca, a auditoria interna é feita por um profissional nomeado pela própria empresa. Ele tem proximidade com os diretores, mas deve atuar de forma independente.
O papel dela é avaliar a forma que os processos operacionais e de qualidade estão sendo feitos e relatar as não conformidades à direção, visando um monitoramento contínuo.
A auditoria externa, por sua vez, é feita por membros externos à empresa, geralmente alinhados aos órgãos de certificação. Eles analisam a empresa e, ao final do processo, emitem um parecer técnico.
Também possui uma periodicidade menor, não ocorrendo com a mesma frequência.
Por fim, vale reforçar o caráter preventivo da auditoria realizada pela própria empresa. Em contrapartida, quando realizada externamente, sua função é mais diagnóstica.
Principais objetivos da auditoria interna
Pela definição, fica fácil entender que a auditoria interna é um elemento de controle imprescindível numa organização.
Quando aplicada corretamente, ela permite:
- Avaliar a eficácia dos controles: verifica se os controles internos funcionam como o planejado, identifica falhas e propõe melhorias para proteger os ativos;
- Mensurar a eficiência da adoção das BPF: identifica a realização das Boas Práticas de Fabricação, evitando a ocorrência de contaminação cruzada;
- Assegurar a conformidade com leis e regulamentações: mostra o cumprimento de leis, normas e regulamentações aplicáveis à sua área de atuação;
- Melhorar a eficiência e a eficácia dos processos: ideal para identificar oportunidades de melhorias;
- Identificar riscos e oportunidades: auxilia na identificação de riscos que podem afetar a empresa (fraudes, erros e eventos externos).
- Respalda a tomada de decisão: alimenta os gestores com informações precisas e confiáveis, permitindo a tomada de decisões estratégicas e operacionais;
- Agregar valor à organização: contribui para a melhoria contínua da organização, aumentando a confiança dos stakeholders e fortalecendo a reputação da empresa.
Tipos de auditorias internas
Como você viu até aqui, a auditoria interna garante a eficiência, a eficácia e a conformidade das operações de uma organização.
Existem diversos tipos de auditoria interna, cada um com seus objetivos e focos. Veja:
Auditoria contábil e financeira
Verifica a precisão e a confiabilidade das informações financeiras, assim como a conformidade com as normas contábeis e a efetividade dos controles internos.
Auditoria operacional
Avalia a eficiência e a eficácia das operações, identifica oportunidades de melhoria e garante que os recursos estejam sendo utilizados de forma otimizada.
Seu foco são os processos de produção, logística e distribuição, além dos recursos humanos e outros processos de negócio.
Auditoria de sistemas
Avalia a segurança, a integridade e a disponibilidade dos sistemas de informação, além de verificar a conformidade com as políticas de segurança da informação.
Auditoria de qualidade
Certamente é uma das mais importantes. Ela permite avaliar a conformidade dos produtos e serviços com os requisitos de qualidade estabelecidos.
Também identifica oportunidades de melhoria e é mais uma ferramenta para garantir a satisfação do cliente.
Pela sua importância para a empresa, falaremos sobre esse tipo de auditoria com mais detalhes a seguir.
Auditoria interna de qualidade: por que você deve priorizar?
Como você viu, a auditoria interna de qualidade é uma das mais importantes para a garantia da oferta de bons produtos em qualquer companhia.
Uma pesquisa citada pela FIA destacou que, para 84% dos consumidores brasileiros, a qualidade do produto é o principal requisito para se tornarem fiéis a uma marca.
Outro estudo, desenvolvido pela OpinionBox, visou entender os hábitos dos consumidores brasileiros. E os resultados reforçam a importância da qualidade. Veja:
- 56% preferem consumir alimentos mais saudáveis, mesmo que custem mais caro;
- 80% prestam atenção na validade dos produtos;
- 57% têm o hábito de ler informações nutricionais dos alimentos.
Logo, a qualidade dos alimentos deixou de ser um fator secundário nas decisões de compra. Agora, é um dos principais critérios para os consumidores modernos, desde a sua fabricação até a embalagem.
Por que a auditoria de qualidade é tão relevante?
Quando realizada internamente, a auditoria de qualidade representa uma avaliação sistemática que verifica se os processos e procedimentos seguem normas e padrões.
Seu objetivo é identificar problemas e oportunidades de melhoria, permitindo medidas preventivas e corretivas.
Representam também uma parte fundamental do sistema de gestão da qualidade. Por isso, devem ser realizadas regularmente, visando o aperfeiçoamento contínuo dos processos.
Como preparar sua indústria para a auditoria de qualidade?
Uma auditoria interna de qualidade é uma ferramenta poderosa, principalmente para que almeja uma auditoria oficial, como a destinada à obtenção do certificado BRC (British Retail Consortium).
Para garantir o sucesso dessa avaliação, é fundamental preparar a indústria adequadamente. Os seguintes passos preparatórios são imprescindíveis:
- Organize os documentos;
- Aplique o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC);
- Promova treinamento da equipe;
- Identifique as falhas e busque corrigi-las;
- Realize simulações e testes;
- Monitore e avalie continuamente as ações tomadas;
- Utilize os melhores utensílios para higiene e limpeza da sua indústria.
Todas essas práticas certamente são essenciais, mas queremos dar maior atenção para as soluções em limpeza industrial.
Esta é uma operação responsável pela higienização de todos os equipamentos e superfícies, retirando não somente resíduos materiais e o acúmulo de sujeira, como também microrganismos e bactérias.
Para isso, são adotados utensílios que:
- Garantem a segurança de todo o sistema de produção;
- Ajudam a preservar os alimentos, evitando a ocorrência da contaminação cruzada;
- Contribuem com a saúde e o bem-estar dos colaboradores;
- Elevam a vida útil de maquinários;
- Maximizam a produtividade.
Se prepare para a auditoria com os utensílios de limpeza industrial da Brasmo!
Especialista em apresentar as melhores soluções em higiene industrial com o melhor custo-benefício do mercado, a Brasmo auxilia empresas a alcançarem um padrão internacional de qualidade e segurança.
Com atuação em toda a América Latina, somos representantes exclusivos da FBK, que possui 135 anos de experiência na fabricação de:
- Escovas:
- Rodos industriais;
- Baldes, e muitos outros utensílios de limpeza industrial.
Com durabilidade, alta resistência e tecnologia de ponta, estes produtos são ideais para sua empresa.
Logo, usá-los representa um passo importante para garantir a qualidade e a conformidade dos processos da sua indústria. Com eles, a auditoria ficará mais próxima de ser bem-sucedida.
Acesse nosso catálogo e conheça os mais de 3.000 itens que temos em nosso portfólio.