Entenda a norma BRC para alimentos seguros

norma BRC

A certificação BRC é super importante no ramo alimentício. O documento gera mais credibilidade ao negócio, diminuindo riscos e aumentando a segurança dos processos.

A norma traz garantia aos envolvidos: consumidores, colaboradores, fornecedores e demais parceiros; já que implica em processos internos e externos. 

O que faz todo sentido quando notamos uma indústria com papel vital na vida das pessoas. Conforme a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ela representa:

  • 10,8% do PIB brasileiro;
  • 1,97 milhão de empregos.

Além disso, somos o maior exportador de alimentos industrializados, chegando a 190 países. E os especialistas dizem que há grandes expectativas no futuro!

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) afirma que será preciso ampliar a produção em 70% para atender a demanda global e 8% será fornecido pelo Brasil.

Nesse viés, surge uma reflexão que toda empresa do setor tem que fazer: como garantir que os alimentos sejam seguros, nutritivos e saudáveis? O BRC é uma das respostas!

Mas, o que é BRC?

o que é BRC

A primeira coisa é entender o significado de BRC: British Retail Consortium. Na tradução, Consórcio de Varejo Britânico, só que muito mais conhecido por BRC!

Logo, um certificado global que dita regras para garantir a segurança de alimentos em toda a cadeia, incluindo produtos, embalagens, fornecedores e varejistas. 

A norma foi criada em 1998 e tem várias versões. A última delas é de agosto de 2022, a Norma Global de Segurança Alimentar Edição 9 ou, simplesmente, BRCGS 9.

O documento é aprovado pela GFSI (Global Food Safety Initiative), uma empresa privada que cria os padrões de segurança alimentar, em prol do bem-estar do consumidor.

Outra sigla que você precisa conhecer nesse contexto é a Codex Alimentarius, um conjunto de regras usado como base na formulação do BRC.

Essas diretrizes, por sua vez, são assinadas pela:

  • Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil é membro do Codex Alimentarius desde 1968, sendo responsável por coordenar vários grupos técnicos de estudos, como de contaminantes, aditivos, rotulagem e outros.

Por isso tudo é que a norma BRC é reconhecida por todo o mercado de distribuidores, fabricantes e processadores da indústria de alimentos.

Sendo assim, funciona como um padrão seguro de operações entre empresas e, dessa forma, possibilita maior segurança dos alimentos em toda a cadeia.

Para validar o alto nível desse padrão, considere que o aval é semelhante a outros certificados reconhecidos internacionalmente, tais quais:

Isso quer dizer que ao cumprir os requisitos e ter a certificação BRC, as empresas conquistam valor e aumentam a credibilidade no mercado.

Mas, é BRC ou BRCGS? 

Surgiu como BRC devido à nomenclatura British Retail Consortium. No entanto, com as atualizações, tornou-se BRCGS: British Retail Consortium Global Standard

Do mesmo jeito, também ganhou um novo significado Brand Reputation Compliance ou Conformidade de Reputação de Marca.

Pontuamos acima que a BRCGS 9 é a mais nova edição da norma BRC, mas vale a pena trazer mais um detalhe dessa atualização aqui.

Por exemplo, para receber a graduação, as empresas passam por auditorias externas, que podem ser anunciadas ou sem aviso.

Os resultados são listados entre A e D, diferenciando-se entre os números e as gravidades das ações corretivas identificadas na segurança de alimentos. 

O grau mais alto é o AA +. Outro resultado possível é o U, indicando a não-certificação e possibilitando a re-auditoria.

Qual a diferença entre BRCGS e FSSC 22000?

As duas expressões indicam normas importantes na segurança de alimentos. Mas, há diferenças e vale a pena entendê-las agora.

BRCGS: referência na gestão de qualidade e inclui as boas práticas de fabricação, gestão de riscos, controle de qualidade e segurança do produto. 

FSSC (Food Safety System Certification): focada especialmente na segurança alimentar e baseada na estrutura ISO 22000. Saiba mais sobre a FSSC 22000.

E ainda podemos lembrar da IFS, mencionada antes, criada há alguns anos, sendo alternativa à BRC, sendo bastante comum em países europeus, principalmente Alemanha e França.

A importância e os benefícios da certificação BRC

importância e os benefícios da certificação

Lembrando que estamos diante de uma norma que fornece estrutura para todas as áreas e etapas no segmento alimentício, é possível alcançar várias finalidades com a BRC. Por exemplo:

  • Manutenção dos melhores sistemas de gestão de qualidade;
  • Realização de auditorias de boas práticas de fabricação;
  • Redução ou extinção de recalls em embalagens e rotulagens;
  • Implantação de sistemas integrados nos processos;
  • Promoção da maior transparência entre empresas;
  • Maior rastreabilidade dos alimentos em toda cadeia alimentar;
  • Comprometimento com uma gestão de excelência.

A partir desses pontos, que podem ser alcançados concomitantemente, é mais fácil visualizar os benefícios de obter o certificado BRC. Veja!

Melhoria contínua dos processos

Os processos internos e externos, e também suas comunicações em torno da segurança de alimentos, são melhorados, otimizados e aprimorados.

Há vários detalhes positivos nisso, como o maior envolvimento dos colaboradores, garantindo uma cultura de segurança de alto nível.

Inclusive com medidas de higiene no processamento de alimentos e outras etapas.

Da mesma forma, há redução de custos e aumento de competitividade com a integração de ferramentas, processos, pessoas e normas.

Desenvolvimento da marca

A certificação melhora a reputação, credibilidade e aceitação da marca no mercado, já que tem respaldo internacional e é reconhecida pelos órgãos de fiscalização. Por exemplo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Logo, há um ganho importante na geração de novas oportunidades com organizações que, em alguns casos, pode ser um requisito legal para realizar operações na cadeia.

Inclusive, a norma é aceita pela maioria dos fabricantes de insumos, varejistas, processadores e outros envolvidos, sendo fonte confiável de atendimento e informação.

Competitividade da empresa

Como consequência dos pontos citados antes, os negócios se tornam mais competitivos, aumentando o nível de excelência em processos e serviços. 

Com isso, aumenta-se também a confiança do consumidor. Além de, indiretamente, ser uma maneira de garantir a reputação da marca a partir de estratégias de marketing.

Quais os requisitos para implantar a norma BRC

Considerando a nova atualização da BRC, há alguns requisitos considerados fundamentais que devem ser de conhecimento de todos os envolvidos na cadeia. Confira!

  • Compromisso com a melhoria contínua;
  • Plano de segurança de alimentos (HACCP);
  • Auditorias internas;
  • Gestão de fornecedores;
  • Rastreabilidade de alimentos;
  • Fluxo de produtos;
  • Limpeza e higiene;
  • Gestão de alergênicos;
  • Controle das operações;
  • Rotulagens;
  • Treinamentos.

Aí vem uma pergunta-chave: o que acontece se as empresas não cumprirem esses requisitos obrigatórios da BRC? Há duas alternativas: 

  1. A não emissão do certificado;
  2. A retirada dele nas próximas auditorias. 

Na maioria das vezes, há auditorias adicionais, ainda mais completas, para estabelecer a melhor alternativa em cada situação.

Conte com a Brasmo e tenha equipamentos higiênicos

A Brasmo é uma experiente fabricante de produtos de proteção e higiene industrial com o melhor custo-benefício do mercado alimentício.

Auxilia os envolvidos nessa cadeia ao possibilitar os equipamentos higiênicos, atendendo ao requisito sobre a limpeza regular e livre de pontos de armadilha nos ambientes.

O uso de soluções adequadas é fundamental na minimização de riscos de contaminação cruzada, assim como colaborar com a limpeza das áreas de contato.

Ou seja, mais segurança para colaboradores, consumidores e todos envolvidos.

As soluções Brasmo têm alta resistência, garantindo limpeza e facilidade nas operações, além de suportarem temperaturas extremas, de -30ºC até 134ºC.

Se o objetivo da sua empresa é conseguir ou manter a certificação BRC, a Brasmo é a sua parceira ideal. Garanta a limpeza industrial em alto nível, com qualidade e segurança.

Baixe o catálogo completo:

Receber Catálogo

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

Anvisa: o que é e qual sua função?

A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mas, quais são as funções desta autarquia do Governo Federal e como ela atua na indústria

Como implementar uma indústria sustentável?

Nos últimos anos, é notório o aumento da preocupação mundial com o meio ambiente. Alcançar o equilíbrio é uma responsabilidade de todos! Diante disso, aplicar

Entenda a norma BRC para alimentos seguros

A certificação BRC é super importante no ramo alimentício. O documento gera mais credibilidade ao negócio, diminuindo riscos e aumentando a segurança dos processos. A

Categorias

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?