BRC, a norma global para alimentos mais seguros

BRC, a norma global para alimentos mais seguros

Antes de começarmos, você sabe o que significa uma empresa ter o certificado da BRC? Sabe o que significa o seu nome e como este certificado impacta a vida de milhões de consumidores mundo afora?

A obtenção deste certificado é de extrema importância para as empresas do ramo alimentício. Com ela, você passa mais credibilidade para o consumidor, para o funcionário e para as demais empresas que são parceiras do seu negócio. Portanto, se você trabalha no ramo alimentício e ainda não sabe a importância deste certificado, fique atento neste artigo que preparamos para responder essas e outras perguntas.

O British Retail Consortium (BRC) é um certificado de norma global que dita alguns requisitos para garantir a segurança de alimentos, incluindo produtos e embalagens. Cumprindo com todos esses requisitos, fica muito mais fácil de conseguir a aprovação dos clientes.

Assim, a obtenção desse certificado demonstra o nível de cumprimento às demais normas que devem ser estabelecidas por empresas do ramo, como a APPCC ou HACCP, por exemplo. A APPCC, que significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, trata da higiene, segurança e sistemas de qualidade no ramo alimentício. É sempre importante sua empresa demonstrar essa preocupação com a segurança de seu consumidor, além de beneficiar diretamente os funcionários, é claro.

Muitas empresas no Brasil fazem uma auditoria na hora de conceder o certificado. Pelo ramo valorizar o cumprimento à norma, existem diversos testes feitos na empresa que deseja obter o certificado, tais como:

– Inspeção do local de trabalho e armazenamento;

– Certificação segundo as normas da BRC;

– Teste dos produtos alimentícios.

 

Os benefícios de obter o certificado

Além dos benefícios já citados acima, você ainda pode satisfazer os desejos daqueles clientes mais exigentes e que trabalham também no ramo alimentício. Fazer com que pessoas da sua área se interessem pelo seu produto ou serviço é mais uma forma de mostrar o quão influente o seu negócio é no ramo. E é também uma boa estratégia de marketing, não é mesmo?

Mas se eles ainda não estiverem satisfeitos ou ainda não conhecerem a importância deste certificado, você pode mostrar todos os programas e planos que são obrigatórios à norma BRC, como:

– Plano de segurança para os alimentos, o famoso APPCC. Ele gere os riscos de acordo com sua abordagem meticulosa, segundo os requisitos do CODEX Alimentarius.

– O compromisso e o esforço da sua empresa para cumprir com todas as exigências estabelecidas pela norma. É sempre bom citar a importância do certificado.

– Um planejamento estratégico que possui manutenção detalhada da qualidade de toda a política organizacional, necessária para executar com excelência o cumprimento da norma.

 

Por que sua empresa deve obter a certificação BRC

Todo e qualquer estabelecimento é obrigado a mostrar todo o esforço para fabricar produtos seguros, certo? Pois bem, e estar com o seu certificado BRC pendurado na parede, ou guardado em uma gaveta (o importante aqui é tê-lo), fará com que sua empresa esteja de acordo com as principais normas da segurança de alimentos.

Muitos clientes exigem. Pelo menos os melhores, você pode ter certeza. Por ser amplamente apoiada pelas grandes empresas do setor, a norma BRC garante a segurança dos alimentos, cumprindo com todas as exigências da GFSI.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Ficou interessado ou está com alguma dúvida?

BRASMO

preencha seus dados abaixo